In Crianças Educação Humano Ni Educa Saber mais Universidade

A DIFERENÇA assusta, mas é a melhor coisa que existe! #Nieduca

Oláá sweeties!

Como sabem, tenho vindo a dedicar as sextas-feiras a assuntos mais pedagógicos. Tenho sempre imensas ideias e temas mas, requerem alguma pesquisa que fundamente.
Aproveitei que estou a meio de um trabalho, sobre uma questão muito, mesmo muito debatida nos últimos tempos: O que é a Escola Inclusiva?

«Numa sociedade cada vez mais diversificada, com crianças com um discernimento muito precoce, com distúrbios mais definidos e estudados, é necessário que os profissionais de educação acompanhem a evolução dessas novas caraterísticas.

O que se pretende é a total inclusão do aluno com necessidades educativas especiais em qualquer grupo/turma de crianças, potenciando e promovendo um ambiente estimulante ao desenvolvimento e à aprendizagem, tendo em conta as necessidades ou restrições do mesmo aluno.

Costa, Bénard da, (1999, p.25), referido por Ventura, M. Filomena (2009) (pg.26) aponta como sendo um «direito de todas as crianças, independentemente dos problemas ou deficiência que possuam, frequentarem as escolas da sua área – nas mesmas escolas para onde iriam se não tivessem qualquer problema ou deficiência» e encara o conceito como «antes de mais, uma questão de direitos humanos»...». 


Esses são alguns excertos do trabalho que estou a desenvolver pela disciplina de Necessidades Educativas Especiais. É muito apaixonante estas matérias para mim porque, arrepio-me e emociono-me bastante de pensar que alguma criança possa ser excluída, posta de parte, proíbida de aprender por ser apenas DIFERENTE!
A DIFERENÇA assusta, mas é a melhor coisa que existe numa sociedade virada para a aparência. Concordam?


Um beijo com amor <3




Documentos onde me baseei:
Ventura, M. Filomena D. S. (2009). O Professor e a Escola Inclusiva: contributos psico-sociais. Disponível em: http://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1528/2/TD_MFilomenaVentura.pdf
Tudo o resto, são opiniões minhas suscetíveis a discórdia.

Ser Criança

Related Articles

0 doces comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.