In Educação Ni Educa

#Ni Educa: REGRESSO ÀS AULAS!

Oláá sweeties, 
Pouco a pouco, vou voltando à organização que esperava e vos falei aqui.

Eu não sou mãe ainda mas, como já devem ter reparado, estou a tirar a licenciatura de educação básica e o meu objetivo sempre foi incluir o meu blog nesses assuntos. A educação é o que faz de nós, seres sociais e pensativos por isso, porque não pensar e “discutir” um pouco mais sobre ela.

O tema que vos trago hoje é o ótimo/terrível REGRESSO ÀS AULAS. Estamos agora a passar por ele, na maioria das faixas etárias. Sejam os pequeninos para o jardim-de-infância, para o 1º ciclo, sejam os maiores para o ciclo, ou secundário, o mês de setembro é um mês com grandes expetativas para o novo ano lectivo ou algum stress de voltar ao estudo e à pressão de boas classificações.

Se para os adultos, voltar à rotina de trabalho depois um grande ou mesmo pequeno período de férias, pode ser um grande martírio, para as crianças/adolescentes não é diferente. Habituados a um ritmo diferente de atividades, sem deveres de casa, escrita ou leitura para realizar, com a praia ali ao lado, algumas crianças sentem-se confusas e desorganizadas com as novas exigências. Cabe aos pais em casa, fazer a preparação para o momento de iniciar/regressar/mudar de escola, utilizando estratégias como:
Ajustes de horários -> pouco a pouco, ir criando o horário escolar. Levantar cedo, deitar cedo, sem longas horas de televisão;
Preparação do material e roupa escolares -> quem não gosta de fazer compras para a escola? Incluir as crianças nesse hábito bem como, na mudança de roupa de verão para outono e gradualmente inverno, permite o diálogo sobre os pontos positivos que surgirão. Fazer listas de tudo o que se precisa comprar, doar ou renovar é uma ótima ajuda;
Organização um espaço de estudo -> na sala, escritório ou quarto. Um cantinho com tudo à mão, aquilo que se precisa para desenvolver a leitura, pintura, revisão de conhecimentos. Um sítio onde pais e filho, possam juntar-se para partilhar aprendizagens;
Diálogos sobre tudo o que vai surgindo -> desde o início: sobre a nova escola, materiais, professores, colegas, disciplinas até, posteriormente, às dificuldades, medos. É importante conhecer e ensinar a criança a compreender e superar os seus desafios, promovendo bem-estar, segurança e motivação.

(imagem ilustrativa)


Espero que se interessem pelo tema e possam deixar aqui nos comentários, a vossa opinião seja como mãe/pai, professor/aluno ou simplesmente interessado no tema. Resumi bastante com base nos documentos dos sites abaixo referidos.

Gostam deste tipo de publicações?

Não se esqueçam de seguir o blog, a página e o youtube meninas! 



Mil b*

Related Articles

Annie 2015. Com tecnologia do Blogger.

Press

No matter where you are and what you look like. Create your own style.Let it be unique for yourself and yet identifiable for others.
The creation begins deep by yourself. Be inspired in my world and give your life an extra boost. So show yourself more and just be you ♥

Advertisement