In Educação Ni Educa

#Ni Educa: REGRESSO ÀS AULAS!

Oláá sweeties, 
Pouco a pouco, vou voltando à organização que esperava e vos falei aqui.

Eu não sou mãe ainda mas, como já devem ter reparado, estou a tirar a licenciatura de educação básica e o meu objetivo sempre foi incluir o meu blog nesses assuntos. A educação é o que faz de nós, seres sociais e pensativos por isso, porque não pensar e “discutir” um pouco mais sobre ela.

O tema que vos trago hoje é o ótimo/terrível REGRESSO ÀS AULAS. Estamos agora a passar por ele, na maioria das faixas etárias. Sejam os pequeninos para o jardim-de-infância, para o 1º ciclo, sejam os maiores para o ciclo, ou secundário, o mês de setembro é um mês com grandes expetativas para o novo ano lectivo ou algum stress de voltar ao estudo e à pressão de boas classificações.

Se para os adultos, voltar à rotina de trabalho depois um grande ou mesmo pequeno período de férias, pode ser um grande martírio, para as crianças/adolescentes não é diferente. Habituados a um ritmo diferente de atividades, sem deveres de casa, escrita ou leitura para realizar, com a praia ali ao lado, algumas crianças sentem-se confusas e desorganizadas com as novas exigências. Cabe aos pais em casa, fazer a preparação para o momento de iniciar/regressar/mudar de escola, utilizando estratégias como:
Ajustes de horários -> pouco a pouco, ir criando o horário escolar. Levantar cedo, deitar cedo, sem longas horas de televisão;
Preparação do material e roupa escolares -> quem não gosta de fazer compras para a escola? Incluir as crianças nesse hábito bem como, na mudança de roupa de verão para outono e gradualmente inverno, permite o diálogo sobre os pontos positivos que surgirão. Fazer listas de tudo o que se precisa comprar, doar ou renovar é uma ótima ajuda;
Organização um espaço de estudo -> na sala, escritório ou quarto. Um cantinho com tudo à mão, aquilo que se precisa para desenvolver a leitura, pintura, revisão de conhecimentos. Um sítio onde pais e filho, possam juntar-se para partilhar aprendizagens;
Diálogos sobre tudo o que vai surgindo -> desde o início: sobre a nova escola, materiais, professores, colegas, disciplinas até, posteriormente, às dificuldades, medos. É importante conhecer e ensinar a criança a compreender e superar os seus desafios, promovendo bem-estar, segurança e motivação.

(imagem ilustrativa)


Espero que se interessem pelo tema e possam deixar aqui nos comentários, a vossa opinião seja como mãe/pai, professor/aluno ou simplesmente interessado no tema. Resumi bastante com base nos documentos dos sites abaixo referidos.

Gostam deste tipo de publicações?

Não se esqueçam de seguir o blog, a página e o youtube meninas! 



Mil b*

Related Articles

0 doces comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.