In Ni Educa

#Ni Educa: Teatro/Expressão Dramática no pré-escolar?

Oláá sweeties,
Mais uma publicação sobre educação, desta vez, não é uma atividade. No primeiro semestre da minha licenciatura, a minha turma construiu um blog para discussão de algumas temáticas educativas. Resolvi repescar algumas dessas e trazer-vos para saber qual a vossa opinião. Este foi um dos artigos que eu construi :) se quiserem visitar o blog da turma, acedam aqui.

Ni educa
Algumas escolas, hoje em dia, reservam um dia ou um momento, para dedicar exclusivamente a expressão dramática. PARAR DE PENSAR SÓ NA PEÇA DE FINAL DE ANO!

Sentam-se em roda e debatem temas como: o rosto humano, as várias expressões da cara, como revelam pelo rosto a felicidade, tristeza. Pode-se também associar o que os faz feliz e porquê? Logo aí, está fortemente ativo o desenvolvimento das três áreas de conteúdos: área de expressão e comunicação, área de formação pessoal e social e área de conhecimento do mundo.

O educador pode pedir à criança que imite uma situação ou que cante uma canção e faça algumas expressões, chamadas por ela de «caretas». O famoso jogo de mímica torna-se fundamental para o trabalho de representação de certa figura ou animal no centro da roda, tentando que a restante turma adivinhe.

10 motivos para incluir o teatro na educação infantil:
  1. Aumenta autoestima
  2. Melhora a timidez
  3. Aprimora habilidade de relacionar-se com os outros
  4. Faz com que a criança se conheça mais
  5. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora
  6. Ensina a trabalhar em grupo
  7. Desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio
  8. Expande o repertório cultural
  9. Melhora desempenho escolar
  10. Propicia o fazer poético
Assim como este artigo referiu, e já abordámos na nossa unidade curricular de expressão dramática, eu acho muito importante o teatro e a expressão no currículo e alongada até mais tarde. É um importante meio de auto e hétero conhecimento, bem como, nos auxilia a libertar sentimentos menos bons e condensar os necessários.

Qual a vossa perspetiva acerca disto?
Espero que tenham gostado e achado interessante!

Related Articles

Annie 2015. Com tecnologia do Blogger.

Press

No matter where you are and what you look like. Create your own style.Let it be unique for yourself and yet identifiable for others.
The creation begins deep by yourself. Be inspired in my world and give your life an extra boost. So show yourself more and just be you ♥

Advertisement