In Ni Educa

#Ni Educa: desenho livre

Oláá sweeties,
Esta publicação devia ter saído ontem mas, tive um teste que requeria maior estudo (-.- vamos ver o resultado) e por isso vem mais tardinho :p

Ni educa
Mais uma atividade, bem simples mas muito importante no desenvolvimento da criança. O desenho livre é dos instrumentos mais poderosos para determinar os sentimentos e perceções que a criança tem, do mundo que a rodeia.

Na minha licenciatura já existiu uma cadeira para aprender a interpretar, mas infelizmente acabou :( no entanto, abordámos um pouco em psicologia e realmente é muito apaixonante.

Nesta atividade, não estive presente e por isso, não tirei fotografias dos resultados, mas espero que consigam perceber a ideia:
Em contexto formal: Jardim-de-infância
Para quem?     Crianças entre os 3/ 4 anos.
Para quê?    Desenvolver a imaginação, criatividade da criança;Utilização de materiais que desenvolvam a motricidade fina;
Promover o conhecimento das cores;
Contribuir para um conhecimento e desenvolvimento da competência da expressão plástica;
Promover a importância da amizade e entreajuda com todos;
Desenvolver a concentração e dialogo/socialização entre as crianças/adulto.
O quê?   Desenho livre
Como?     Inicialmente a educadora fala um pouco com as crianças acerca da amizade, os nossos amigos e aqueles que nos são especiais, incluindo a família. Onde faz diversas perguntas, como: O que é a amizade para eles? Dando a mostrar a importância da amizade e como ela é importante. O que para eles significa ter um amigo? Se ajudam o seu amigo quando ele precisa? E se brincam com ele(s)?...De seguida, após a pequena conversa, a educadora propõe cada criança realizar um desenho ao seu critério/gosto e oferecer a um amigo, que tanto pode ser um da sua sala ou fora dela.
Ao longo da atividade, a educadora observa os comportamentos/atitudes de cada criança e verificando o seu desenvolvimento a diversas áreas através o desenho.
Com quê?     Folha brancas;Pinceis;
Tintas.
Com quem?     Crianças;Educadora;
Auxiliar.
Como podemos avaliar esta atividade? Com o diálogo inicial acerca do tema amizade, verificar se elas já compreendem o significado da amizade e a importância da mesma;
Pode-se avaliar diversos contextos, como a motricidade fina da criança, verificando como ela peça no pincel;
O conhecimento das cores, questionando à criança que cor é a que esta a utilizar;
Ver ao longo da atividade a concentração da criança, através se ela está concentrada no seu desenho ou se está distraída e com pouco interesse.
Duração     20/30minutos.

Procuramos sempre comparar as realidades:

Em contexto formal: turma de IPP
Para quem?     Turma de IPP
Para quê? Dar a conhecer à turma uma atividade que se possa desenvolver e realizar num conteúdo profissional e nesta área
O quê? Inicialmente fala-se um pouco com as colegas acerca do desenho infantil livre e de seguida distribui-se uma folha branca a cada uma, para que elas possam desenhar o que entenderem com os materiais disponíveis. No final da atividade, tivemos uma conversa em grupo de aspetos positivos, negativos, pontos a melhorar e sugestões acerca da atividade desenvolvida.
Com quê?     Folha branca A4;Tintas/ guaches;
Pincéis;
Lápis de cor /canetas de filtro.
Com quem?     Cerca de 20 alunas do 1ºano do curso de licenciatura de educação básica.Quando?
Terça-feira, dia 5 de maio de 2015.
Duração     20/30 Minutos.

Espero que tenham gostado :) e claro, já sabem que se souberem de mais atividades ou temas, partilhem comigo ;)

Related Articles

0 doces comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.