In Dicas da Ni Ni Educa

#Ni Educa

Oláá sweeties,
Está é a terceira publicação do #Ni Educa e tem sido um sucesso. É das publicações com mais visualizações, OBRIGADAA! O meu desejo é mesmo deixar a quarta-feira reservadinha para assuntos de educação, sejam ideias de atividades, temáticas polémicas, alguma metodologia que ache pertinente. Claro que vou querer a vossa ajuda para tal.

Ni educa
Procuro sempre partilhar nos grupos e com pessoas que sei que são da área e, se puderem fazer o mesmo, agradecia imenso. Quem sabe, estas publicações podem vir sítio de debates, discussões entre futuros, profissionais, entendidos, mães... Posso também vir a fazer vídeos que abordem de alguma forma o tema da educação, que sou apaixonadaa! <3

Hoje partilho mais uma atividade realizada na minha aula de IPP I (iniciação à prática profissional I). Realizada por duas colegas minhas, estas entregaram a planificação a cada aluna e aqui está:

Planificação da atividade
"Qual é a fruta?"
Para quem?Em contexto formal: Jardim-de-infânciaCrianças com ¾ anosEm contexto formal:Turma de IPP
Para quê?-Desenvolver o conhecimento dos seus gostos e preferências em relação à fruta;-Contribuir para a introdução de novos alimentos na sua dieta;
-Promover o conhecimento dos diferentes frutos;
-Esclarecer a importância das frutas para a sua saúde
-Desenvolver a acuidade sensitiva, nomeadamente os três sentidos como o paladar, o tato e o olfato.
Conhecimento/aprendizagem de uma nova atividade para puder aplicar no seu futuro profissional e (porque não) identificar os frutos.
O quê?Identificação prévias das frutas envolvidas, em grande grupo.Jogo sensorial com frutas.
Comentários em grupo sobre os sabores, texturas e gostos particulares da turma.
Primeiramente, pedimos, previamente, à turma para que tragam uma fruta para a aula e perguntar se alguém é alérgico a alguma fruta. Para a turma, só será feito a parte prática.Cada elemento da turma é vendado, à vez, e é-lhe entregue uma fruta. Terão que senti-la, cheirá-la, prová-la, comentando e referindo aspetos como: se é ácida, doce, amarga, lisa, rugosa, áspera e no final, tentar identificar o nome.
Como?A educadora pede previamente às crianças que tragam uma fruta para o jardim-de-infância e certifica-se de que ninguém é alérgico a alguma fruta. A atividade tem início com o grupo sentado em roda para desta forma promover o diálogo e o debate que se pretende entre as crianças e educadora. A educadora inicia a conversa sobre a importância das frutas para a sua saúde. Posteriormente, as crianças manuseiam as frutas e tentam referir os seus nomes. Com as crianças já na mesa, dá-se início ao jogo sensorial que consiste na seguinte forma: são vendados os olhos das crianças, uma a uma, e é-lhes dada uma peça de fruta. É pedido à criança que: sinta (tato) e que comente se é duro, mole, liso, áspero; a cheire (olfato): e a prove (paladar), dizendo se é ácida, doce, amarga. Depois destes três sentidos, a criança deve tentar identificar a peça de fruta.
 
Com quê?Frutas variadas, colheres e facas (a educadora é que utiliza estes utensílios pois são perigosos para as crianças), vendas para os olhos e pratos.Frutas variados, colheres e facas, vendas para os olhos e pratos.
Com quem?Crianças, educadora e auxiliaresOs elementos da turma e as alunas X e Y.
AvaliaçãoVerificar se é capaz de conhecer a fruta. Verificar se utiliza algum vocabulário como ácido, doce, liso, áspero. Reforçar o diálogo e a ideia da importância da fruta na saúde e aí verificar se captaram/perceberam. Verificar se cada criança aprendeu algumas frutas diferentes e se apurou os três sentidos: olfato, tato e paladar. 
Duração40 minutos30 minutos

PS: alterei apenas algumas palavras, coloquei-a numa tabela para se tornar mais percetível.
Espero que vos ajude de alguma forma e que possam a vir a realizar esta atividade :)

Related Articles

0 doces comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.